Tratamento de águas residuais na ETAR do Coimbrão


undefined

COMUNICADO

No seguimento da descarga pontual ocorrida na passada quarta-feira, dia 7 de agosto, a Águas do Centro Litoral (AdCL) informa que está a acompanhar a situação descrita como descarga proveniente da ETAR do Coimbrão, tendo comunicado, desde logo, à APA (Agência Portuguesa do Ambiente) os factos sucedidos.

Tratou-se de uma descarga pontual que deriva de uma avaria parcial nos equipamentos destinados à desidratação de lamas, facto que inviabiliza a necessária e completa remoção dos sólidos no processo de tratamento das águas residuais, originando episódios, esporádicos, de bulking no tratamento biológico da ETAR do Coimbrão.

A AdCL está a adotar as medidas necessárias no sentido de rapidamente proceder à correção da anomalia, não tendo sido registado mais ocorrências até ao momento. Para que os melhores processos sejam repostos há necessidade de intervenções de reparação por parte de empresas do setor, os quais se prevêem que ocorram com a maior brevidade possível, apesar das condicionantes relativas ao período de férias.

Contudo e para minimizar os impactos decorrentes do processo de tratamento, a AdCL já procedeu ao aluguer de equipamentos de espessamento mecânico de lamas e de uma centrífuga, por forma a incrementar o volume tratado. Presume-se que já no decurso da próxima semana se iniciará a instalação destes equipamentos com a melhoria evidente dos processos de tratamento das águas residuais.

 As intervenções e a evolução dos processos serão acompanhadas pela APA e será dada nota pública.

 A AdCL trabalha diariamente em prol de um ambiente melhor, nesse sentido, monitoriza todo o processo de tratamento das águas residuais até à devolução no meio hídrico, assegurando a saúde pública.


Publicado a: 09 de Agosto de 2019