Lisa vai à praia do Pedrógão Grande, em Leiria


undefined

Inserido na campanha “Do Cano ao Mar, da Água devemos cuidar!”, a Águas do Centro Litoral levou, no passado dia 24 de julho, a mascote Lisa ao Centro Azul, na Praia do Pedrógão, e sensibilizou os mais jovens para as boas práticas ambientais.

Fruto de uma parceria com o município de Leiria, e à semelhança do ano anterior, a empresa tem vindo a promover diversas ações de educação ambiental nas praias da sua área de abrangência, especialmente dirigidas aos mais novos, aproveitando as férias em família nesta altura do ano.

Como chega o lixo ao rio e ao mar? Que cuidados devemos adotar?

Esta ação de sensibilização para além de dar a conhecer aos mais pequenos as boas práticas ambientais alusivas à boa gestão dos resíduos, permitiu compreender de que modo é que o “lixo” rejeitado na via pública, passeios e estradas, quando chove, é arrastado e encaminhado pela corrente das águas pluviais até aos ribeiros, rios e mares.

undefined

Através do “Jogo dos Peixinhos, nem tudo o que vem à rede é peixe”, uma das dinâmicas lúdico-educativas que despoletou grande interesse junto das crianças, promoveu-se o conhecimento e identificação de diversas espécies predominantes na fauna marinha da região. Esta atividade permitiu ainda alertar para a problemática do lixo marinho, nomeadamente dos plásticos, e o seu impacto no ecossistema. 

Esta iniciativa permitiu ainda apresentar a Lisa, mascote da AdCL, que através da música “Movidos pela Água”, cuja letra e música foi desenvolvida em parceria com a Oficina de Segurança da Lousã, alertou para as consequências da colocação de resíduos no esgoto, e para a importância do tratamento das águas residuais na preservação e valorização dos cursos naturais através da melhoria da qualidade dos meios recetores.

Este programa voltará à praia do Pedrogão no dia 20 de agosto e irá, ainda, estar presente, neste Verão, na praia de Côja, em Arganil, dia 30 de julho, em Góis, no dia 6 de agosto, entre outras brevemente divulgadas.



Publicado a: 25 de Julho de 2019