AdCL celebra protocolo com ABAE e apresenta nova imagem da Lisa


undefined

A Águas do Centro Litoral (AdCL) e a Associação Bandeira Azul (ABAE) assinaram hoje, dia 16 de julho, na Praia Fluvial da Bogueira, concelho da Lousã, um protocolo de colaboração ambiental.


Este protocolo, inserido sob o tema “Do Rio ao Mar sem Lixo”, visa a implementação de ações de sensibilização e educação ambiental na área de intervenção da AdCL. As Nações Unidas referem que cerca de 80% do lixo marinho tem origem em atividades desenvolvidas em terra e, todos os anos, entre 1.15 e 2.41 milhões de toneladas de lixo chegam ao oceano através dos rios. Esta cooperação institucional pretende, assim, ser uma mais-valia para a promoção da literacia do oceano, com vista à melhoria da qualidade das águas balneares, no sentido de desenvolver os objetivos comuns.


O objetivo deste parceria será, por um lado, a dinamização de workshops “Os suspeitos do Costume”, adaptados à realidade da área de intervenção da AdCL, onde se pretende identificar os resíduos mais frequentes nas praias fluviais e balneares, bem como as suas origens, os impactos e a forma de os reduzir. O ciclo de atividades, em cada município, irá encerrar com uma exposição itinerante pelas instituições de ensino do concelho.


Para além destes workshops, a AdCL irá promover nos seus municípios a campanha “Cada Coisa no seu lugar” adaptada ao projeto “O cano é que paga”, que será apresentada em novembro, por ocasião do Dia Mundial do Saneamento.


Paralelamente à assinatura do protocolo de colaboração, a AdCL apresentou a nova imagem da Lisa, mascote da AdCL, que irá dar a conhecer aos mais pequenos as boas práticas ambientais alusivas à boa gestão dos resíduos, dando enfoque ao programa “Do Cano ao Mar, da Água devemos cuidar!” Este programa irá estar presente, ainda neste Verão, além da Lousã, em Leiria (Praia do Pedrogão) e Arganil.


A apresentação foi acompanhada pela música da Lisa, “Movidos pela Água”, cuja letra e música foi desenvolvida em parceria com a Oficina de Segurança da Lousã. Esta parceria entre a AdCL e a Oficina de Segurança da Lousã surge, também, de um protocolo de colaboração ambiental, que pretende sensibilizar a comunidade escolar através de mensagens para os mais novos, tal como prevenir para situações de risco, consciencializar o jovem para as boas práticas ambientais e a autoproteção e promover um espírito solidário na segurança de todos.

 

Esta iniciativa, inserida no âmbito das Férias Ativas da Lousã, culminou com a dinamização de um workshop “Os suspeitos do costume”, cujo objetivo é a identificação do lixo nas praias, promovido pela AdCL, em parceria com a ABAE.


 


Publicado a: 16 de Julho de 2019