AdCL promove monitorização ribeirinha na Mealhada


undefined

No âmbito da participação social na conservação dos espaços fluviais, no passado dia 14 de maio, cerca de 70 participantes, do primeiro ciclo ao ensino sénior, com o apoio da AdCL, monitorizaram dois troços de rio, no Cértima e Lograssol, na Mealhada.

Promovida pelo Centro de Interpretação Ambiental da Mealhada, com o apoio da Águas do Centro Litoral, esta atividade de educação ambiental, no âmbito do Projeto Rios, permitiu consciencializar e envolver os participantes para a importância da preservação dos ecossistemas ribeirinhos.

Cerca 40 crianças, da EB1 de Casal Comba, durante o período da manhã, realizaram a monitorização de um troço do Rio Cértima, no Parque de Merendas da Via Romana. Ao início da tarde, cerca de 25 alunos da Universidade Sénior CADES promoveram a monitorização do Rio do Lograssol, no Parque de Merendas dos Moinhos do Lograssol.

undefined
Em ambas as atividades, os participantes efetuaram recolhas de águas para se proceder à medição e registo das características físico-químicas da água (temperatura, pH, NO2, dureza, transparência). Ainda no decorrer da atividade de monitorização, procedeu-se à observação e registo da vida no rio (plantas aquáticas, répteis, mamíferos, anfíbios, aves, peixes, árvores e arbustos, invertebrados, cogumelos, insetos, borboletas, líquenes, musgos) e ao registo da situação ambiental do rio e do bosque ribeirinho.

Este momento de aprendizagem, para além de enriquecer os conhecimentos nas áreas de biologia e geografia, permitiu à AdCL alertar e consciencializar os participantes sobre as consequências de certas atitudes que afetam o ambiente, sublinhando para a importância da contribuição de cada cidadão no cumprimento dos seus deveres de cidadania, percebendo a responsabilidade que têm em cuidar do planeta, apoiando um desenvolvimento mais justo e sustentável.

Recorde-se que o Projeto Rios é um projeto que visa a participação social na conservação dos espaços fluviais, procurando acompanhar os objetivos apresentados na Década da Educação das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável e contribui para a implementação da Carta da Terra e da Diretiva Quadro da Água.


Publicado a: 17 de Maio de 2019