Férias da Páscoa permite valorização dos ecossistemas ribeirinhos


undefined

A Águas do Centro Litoral (AdCL) esteve presente nas férias letivas da Páscoa, nos municípios da Lousã e Leiria, tendo sensibilizado cerca de 350 crianças para a valorização dos ecossistemas ribeirinhos.

No passado dia 09 de abril, fruto de uma parceria com a AdCL, a Oficina de Segurança da Lousã dinamizou, pela primeira vez, no Teatro Miguel Franco, um espetáculo musical educativo para cerca de 250 jovens do município de Leiria.

Neste espetáculo, os jovens Leirienses ficaram a conhecer a “Lisa”, mascote da AdCL que, de forma criativa e divertida, alertou e consciencializou os mais pequenos para as boas práticas ambientais alusivas ao consumo racional da água e à boa gestão de resíduos.
Para além da “Lisa” ensinar a preservar o meio ambiente, subiram ao palco do Teatro Miguel Franco as três mascotes da Oficina de Segurança, a “Preventinha”, a “Violeta Stop” e o “Zé Carumas” que, através da música, alertaram as crianças para os riscos domésticos, rodoviários e florestais.

undefined

As atividades em Leiria culminaram em "Ciência com Água", no passado dia 16 de abril, na Escola Branca.
Através de puzzle “gigante”, alusivo ao Ciclo Urbano da Água, cerca de 45 crianças compreenderam a interligação das diversas temáticas intrínsecas à ilustração, entre elas, a ETA, ETAR e as boas práticas ambientais.
De maneira divertida, esta atividade permitiu ainda experienciar que o “ O gelo também se pesca”.

undefined

Por sua vez, inserido nas férias ativas do município da Lousã, cerca de 85 jovens e crianças, em colaboração com a AdCL, no passado dia 12 abril, promoveram uma ação de monitorização e limpeza das margens dos recursos hídricos fluviais do concelho.

Antes de colocar mãos à obra pela monitorização do lixo fluvial a AdCL sensibilizou os jovens participantes que “Do Cano ao Mar, da Água devemos cuidar!”

Esta ação de educação ambiental permitiu alertar e consciencializar para os perigos que advêm do simples ato inadvertido de deposição do lixo na via pública e que, quando chove, é arrastado pela corrente das águas pluviais e encaminhado para os ribeiros, rios e mares.
Munido de luvas protetoras, sacos de ráfia para recolha de lixo, em apenas três horas, os jovens percorreram as margens fluviais na praia da Bogueira, em Casal de Ermio, e na praia da Senhora da Graça, em Serpins, tendo encontrado e recolhido diversos resíduos, entre os mais comuns, beatas de cigarros, pastilhas elásticas, plásticos e garrafas de vidro.
Desta forma, promoveu-se a melhoria da saúde do nosso planeta e a consciencialização dos jovens para as práticas saudáveis em prol da preservação da natureza.

Com o objetivo de sensibilizar e educar a comunidade escolar do município da Lousã para a problemática do Lixo Fluvial, depois destas limpezas de Praia, a AdCL em parceria com a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) irá promover um workshop alusivo aos “Suspeitos do Costume”.

Esta atividade, a ter lugar na Oficina de Segurança da Lousã, permitirá identificar os resíduos mais frequentes nas praias fluviais do concelho, bem como as suas origens, os impactos e a forma de os reduzir. Desta forma, o ciclo de atividades irá encerrar com uma exposição itinerante pelas instituições de ensino do concelho.


Publicado a: 21 de Abril de 2019