AdCL associa-se à "Água para todos"


Dia Mundial da Água – “Água para todos”

Águas do Centro Litoral sensibiliza mais de 1.100 jovens em cinco municípios


No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Água, a 22 de março, a Águas do Centro Litoral (AdCL) vai estar nos municípios de Aveiro, Águeda, Leiria, Lousã e Mealhada para celebrar o dia e sensibilizar mais de 1.100 pequenos e graúdos para a importância da água. Num ano, em que a ONU definiu como tema do Dia Mundial da Água “Água para todos”, a Águas do Centro Litoral percorre vários municípios da sua área de intervenção, dando a conhecer o seu trabalho diário, promovendo as boas práticas ambientais, com vista à alteração de comportamentos.

As comemorações começaram na segunda-feira, dia 18 de março, no município de Águeda, na Escola Básica de Valongo do Vouga. Porque, hoje, abrir uma torneira é um gesto tão simples que o consumidor nem sempre tem consciência da multiplicidade de atividades necessárias à gestão do ciclo urbano da água, a AdCL explica porque é que o “melhor do nosso trabalho não se vê, vive-se”. 

Entre as atividade promovidas para cerca de 150 crianças, o destaque vai para a visita virtual à ETA (estação de tratamento de água) e à ETAR (estação de tratamento de águas residuais). O objetivo foi explicar aos alunos do 3.º e 4.º ano o funcionamento e o papel de cada uma destas infraestruturas, identificando as diversas etapas de tratamento relacionadas com a água, para o correto desenvolvimento do Ciclo Urbano da Água.

                                                                                                             undefined  undefined

Após a apresentação, foram partilhadas as boas práticas para o uso eficiente da água, mostrando que os resultados do nosso trabalho são melhores quando temos a colaboração de todas as pessoas.

Os mais pequenos, 1.º e 2.º ano, experienciaram uma viagem sensorial ao mundo da Água. Esta atividade, iniciou-se com um conto alusivo ao ciclo da água que, através da narração de uma história em que a personagem principal, o “gotinhas”, uma gotinha de água, deu a conhecer as aventuras que percorreu na natureza. Nesta viagem fantástica, através dos sentidos, os mais pequenos ficaram a conhecer os diversos estados estados físicos da água que podemos encontra na Natureza.

Já no próximo dia 31 de maio, a AdCL irá também participar no Dia do Agrupamento de Escolas de Águeda, promovendo diversas ações de sensibilização para os mais jovens, envolvendo perto de 1300 crianças.


Também durante toda a semana, a AdCL participa na Semana da Floresta e da Água na Lousã, onde vai receber mais de 600 alunos de escolas e lares do município. Durante os cinco dias, a AdCL está no Laboratório da Água na Oficina da Segurança, onde, através do seu puzzle “gigante” sobre o ciclo urbano da água, os visitantes ficam a conhecer mais sobre o trabalho realizado diariamente pela ETA e ETAR, realçando o valor da água enquanto recurso essencial à vida. 
Esta iniciativa culmina com a distribuição de cantis de água reutilizáveis pelos mais de 600 participantes, promovendo o consumo de água da torneira e reduzir ao mínimo o desperdício de plástico. Em troca de uma garrafa de plástico, levam um cantil AdCL.

A Semana da Floresta e da Água terminará no sábado, dia 23 de março, pelas 15h, na Biblioteca Municipal Comendador Montenegro, com a apresentação do livro “Valorizar a Serra da Lousã”. Esta obra surge de uma candidatura conjunta ao Fundo Ambiental, cujo objetivo foi implementar o projeto “Conhecer, Valorizar e Preservar a Serra da Lousã”, tendo sido desenvolvidas outras ações ajustadas a diferentes públicos-alvo de faixas etárias distintas com vista à alteração de comportamentos e sensibilização dos diversos stakeholders

undefined  undefined

No dia 19 de março, terça-feira, A AdCL esteve em duas Eco-Escolas do município de Leiria. Da parte da manhã, a AdCL esteve no Colégio Senhor do Milagres onde dinamizou uma visita virtual à ETA (estação de tratamento de água) e à ETAR (estação de tratamento de águas residuais). O objetivo foi explicar aos alunos do 5.º e 6.º ano o funcionamento e o papel de cada uma destas infraestruturas, identificando as diversas etapas de tratamento relacionadas com a água, para o correto desenvolvimento do Ciclo Urbano da Água.
Após a apresentação, foram partilhadas as boas práticas para o uso eficiente da água, mostrando que os resultados do nosso trabalho são melhores quando temos a colaboração de todas as pessoas.
A parte da tarde foi dedicado aos mais pequenos, pré-escolar, cujo objetivo foi dar a conhecer o ciclo da água, através da narração de histórias. Já no dia 22 de março, a AdCL irá também a duas escolas de Leiria promover ações de sensibilização para os mais jovens, envolvendo perto de 50 crianças.

Na quinta-feira, e em parceria com o município da Mealhada, a AdCL estará no Parque da Cidade para comemorar o Dia Mundial da Água e onde dinamizará experiências alusivas ao Ciclo Urbano da Água (ETA + ETAR).

Também nesse dia, cerca de 100 alunos da Escola Básica Integrada da Torreira visitam a ETAR de Cacia, em Aveiro, para conhecer as várias fases de tratamento por onde a água suja deve passar para ser devolvida corretamente ao meio hídrico. 

undefined  undefined

Todas estas ações estão inseridas no Plano Estratégico de Educação Ambiental da AdCL disponível a todos os municípios servidos pela empresa. A AdCL considera fundamental desenvolver ações de educação e sensibilização ambiental com a finalidade de esclarecer e educar a população sobre o tema do ciclo urbano da água, com um objetivo: Comunicar para compreender. Agir para mudar! 

Sensibilizar a população para o trabalho diário da AdCL em prol do ambiente e para a importância do uso racional e da preservação da água são os principais objetivos das diversas atividades que são desenvolvidas por ocasião do Dia Mundial da Água nos municípios de Aveiro, Águeda, Leiria, Lousã e Mealhada.

AdCL promove AQUAQUIZ

O Grupo AdP lançou, dia 1 de fevereiro, o AQUAQUIZ, um novo jogo online em formato de quiz, que tem como objetivo fomentar a literacia ambiental e promover a educação e a sensibilização para o valor da água. Até 17 de maio de 2019, decorre uma competição nacional, que vai premiar alunos, professores e escolas de todo o país.

Mais informação em www.portaldaagua.pt

Publicado a: 21 de Março de 2019