AdCL dá a conhecer o rio na Mealhada


undefined

No âmbito do projeto AMA Bussaco, de 4 a 22 de fevereiro, a AdCL e o Centro de Interpretação Ambiental da Mealhada dão a conhecer, a cerca de 760 alunos, o percurso do rio, da nascente até à foz, e as boas práticas ambientais em prol da preservação dos recursos hídricos, da fauna e flora ribeirinha.

Ao longo de 3 semanas as crianças, do pré-escolar ao 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas da Mealhada, vão ao Centro de Interpretação Ambiental da Mealhada “Descobrir o rio da nascente até à foz”.

Através destas ações, a AdCL irá promover o conhecimento das fábricas da Água, com visitas virtuais à ETA e ETAR, dando a conhecer o “Ciclo Urbano da Água”.

undefined

Com recurso a experiências sensoriais, os mais pequenos, para além de “descobrir o rio da nascente até à foz”, vão ficar conhecer as espécies presentes na fauna e flora autóctone da região da Bairrada.

De uma maneira simples e divertida, os 760 participantes, para além de brincarem e aprenderem mais sobre a água, foram alertados para as consequências de certas atitudes que afetam o ambiente, sublinhando a importância da contribuição de cada cidadão no cumprimento dos seus deveres de cidadania, percebendo a responsabilidade que têm em cuidar do planeta, apoiando um desenvolvimento mais justo e sustentável.

Recorde-se que este ano, o tema das atividades do município é "Da floresta até ao mar" e, através da parceria com a AdCL, os alunos são sensibilizados para as duas temáticas propostas pelo Projeto Eco-escolas 2018/2019, a Floresta e o Mar.

Este serviço público essencial e de grande relevância para a qualidade de vida das pessoas é prestado de forma contínua e com qualidade. Sendo um trabalho quase invisível é importante que a população conheça esta realidade… porque, o melhor do nosso trabalho não se vê, sente-se!