AdCL celebra Dia Nacional da Água


undefined

Integrado nas comemorações do Dia Nacional da Água, a AdCL promoveu ações de sensibilização ambiental nos municípios de Arganil, Marinha Grande e Porto de Mós, alertando os jovens para o valor da água e para a necessidade de adotarem comportamentos sustentáveis, no que se refere ao seu uso eficiente.

De uma forma simples e divertida, no passado dia 1 e 2 de outubro, a AdCL percorreu as escolas do Ensino Básico do concelho de Arganil, dando a conhecer a cerca de 400 crianças “como chega a água à torneira”, promovendo o seu consumo, já que se trata de água de qualidade, de baixo custo e de fácil acesso.

Este ano, a partir do mês de abril, a AdCL começou a operar os subsistemas autónomos de abastecimento de água de Alagoa, Alqueve, Feijoal, Pomares e Vila Cova do Alva. Integrados no sistema multimunicipal do Centro Litoral, estes subsistemas servem cerca de 10 mil habitantes do concelho de Arganil.

Assim sendo, esta iniciativa, para além de dar a conhecer a viagem da Água pela Natureza, através de um conto e de uma experiência sensorial alusiva aos estados físicos da água, permitiu explicar o Ciclo Urbano da Água às crianças, bem como o trabalho desenvolvido diariamente pela empresa na área do abastecimento.

Através de uma viagem virtual à Estação de Tratamento de Água (ETA), as crianças ficaram a saber como é produzida a água que chega diariamente até às nossas casas, uma água de qualidade e quantidade disponível num simples gesto.
Com esta sensibilização, a AdCL realçou o valor da água com a dinamização de um jogo “certo/ errado” referente à adoção de boas práticas para o uso eficiente da água, bem como através da apresentação da campanha sensibilização “Água com um Pingo de Consciência”.
Esta campanha, desenvolvida pelo grupo AdP, assinala o Dia Nacional da Água, consciencializando o consumidor para o valor da água, em todas as suas dimensões, e promover a boa utilização deste recurso que é cada vez mais escasso.

Este ano, a AdCL assinou, no mês de março, a “Empreitada de Abastecimento de Água de Arganil – SAA Alagoa/ Feijoal – ETA, Condutas e Reservatórios” à MRG Construction, no valor de perto de 3 milhões de euros. Esta empreitada, que vai servir cerca de 10 mil habitantes, tem por objeto a renovação/reabilitação de dois subsistemas de abastecimento existentes em Arganil, o SAA Alagoa e SAA Feijoal, que serão unidos em apenas um.

Esta obra vai servir as povoações atualmente atendidas, nomeadamente as freguesias de Arganil, Pombeiro da Beira, Secarias, Sarzedo e São Martinho da Cortiça do Município de Arganil, parte da freguesia de Alvares do Município de Góis e parte da freguesia de Penacova do Município de Penacova, representando, no ano horizonte (30 anos), 10.250 habitantes.

 undefined undefined

No município da Marinha Grande, a AdCL assinalou a efeméride com a dinamização de ações educação ambiental na Escola Básica de Amieirinha.
Responsável pelo tratamento de Águas Residuais, neste município, enquanto gestora do Ciclo Urbano da Água, a AdCL sensibilizou cerca de 70 alunos sobre a importância do tratamento das águas residuais para a preservação e valorização dos cursos naturais através da melhoria da qualidade dos meios recetores, bem como a sua relevância na preservação da fauna e flora ribeirinha, tendo como grandes protagonistas, os oceanos e rio.
undefined

As comemorações do Dia Nacional da Água terminam no dia 5 de outubro, em Porto de Mós, com a realização de um concerto “Um Trompete junto ao Lena”. Promovido em parceria com a autarquia, este concerto da Banda Filarmónica da SAMP vai apresentar um programa que realça a ligação da música com a água, fazendo ainda um tributo a dois nomes da região – o rio Lena e o já falecido maestro Joaquim Lopes, celebrando o centenário do seu nascimento.


Publicado a: 04 de Outubro de 2018