AdCL nas praias da região em prol do ambiente



undefined undefined
A Águas do Centro Litoral, em parceria com os municípios, promoveu diversas ações de educação ambiental em praias da sua área de abrangência, especialmente dirigidas aos mais novos, aproveitando as férias em família e também a grande afluência de colónias de férias nesta altura do ano.

“Nem tudo o que vem à Rede é Peixe”, denominação do “road show” ambiental promovido pela AdCL, permitiu dar a conhecer e enraizar alguns conteúdos inerentes à educação e sustentabilidade ambiental.

As ações de sensibilização, consistiram na dinamização de jogos na areia, conciliando dinâmicas lúdicas com a aprendizagem de temas como a importância do tratamento das águas residuais para a preservação e valorização dos cursos naturais através da melhoria da qualidade dos meios recetores, bem como a sua relevância na preservação da fauna e flora ribeirinha, tendo como grandes protagonistas, os oceanos e rio.

O Ciclo Urbano da Água, a adoção de boas práticas para o uso eficiente da água, a correta deposição de resíduos que não devem ir para o esgoto, a problemática do lixo, nomeadamente dos plásticos e o seu impacto nos ecossistemas marinhos e ribeirinhos, constituíram alguns dos conteúdos abordados.

O Jogo dos Peixinhos e o jogo do Tato, alusivo à identificação de espécies autóctones da fauna e flora ribeirinha, foram algumas das dinâmicas lúdico-educativas que despoletaram maior interesse junto dos mais pequenos.

O “road show” ambiental promovido pela AdCL percorreu a Colónia Balnear Afonso Lopes Vieira, na praia de S. Pedro de Moel, nos dias 1, 8 e 22 de agosto, chegando ao Centro Azul da Praia do Pedrogão no dia 22 de agosto, tendo encerrado a sua digressão na praia Fluvial do Agroal, no dia 23 de agosto.  

undefined undefined

Publicado a: 10 de Setembro de 2018