AdCL celebra Dia Mundial da Criança e do Ambiente


undefined

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Criança e do Ambiente, a AdCL foi convidada pelos seus municípios para dinamizar atividades de educação lúdico ambiental, em diversos eventos municipais.

Através destas iniciativas promovidas pelos municípios servidos pela AdCL, a empresa sensibiliza os mais jovens para o valor da água e a necessidade de adoção de comportamentos sustentáveis, no que se refere ao seu uso eficiente.

Entre as muitas atividades dinamizadas, o destaque vai para os jogos pedagógico-ambientais, o puzzle “gigante” alegórico ao Ciclo Urbano da Água, o jogo da memória referente às boas práticas ambientais alusivas ao consumo racional da água e a experiência sensorial alusiva à preservação dos ecossistemas ribeirinhos.

Com estas iniciativas, pretendeu-se assim desenvolver o programa de Educação Ambiental da empresa, que possibilita uma maior proximidade junto dos seus utilizadores, no sentido de promover e enraizar os conceitos de educação e sustentabilidade ambiental.

Para além da sensibilização da população escolar para a importância da sustentabilidade dos recursos naturais e para o valor da água, a AdCL pretende também dar a conhecer o seu papel enquanto dinamizadora do desenvolvimento sustentável na região onde atua.

As ações realizadas pela empresa em articulação com os municípios têm contribuído para a implementação de importantes projetos, como o Projeto Rios (ASPEA) e o projeto Eco Escolas ou o projeto Bandeira Azul, estes últimos promovidos pela Associação Bandeira Azul Da Europa (ABAE).

Dirigido às crianças do pré-escolar e 1.º ciclo, o evento comemorativo do “Dia Mundial da Criança” permitiu à AdCL dinamização de atividades de educação lúdico ambiental a mais de 2400 crianças, no município de Ourém, no passado dia 29 e 30 de maio, em Leiria, no dia 30 de maio, e no município de Vila Nova de Poiares, no dia 1 de junho.

No âmbito do “Dia Mundial do Ambiente”, celebrado no dia 5 de junho, a AdCL irá estar presente em eventos organizados pelos municípios de Arganil, Lousã e Porto de Mós, tendo prevista a dinamização de atividades para cerca de 4400 crianças.

Em Arganil, para além das atividades de educação lúdico ambiental, encontra-se programada a realização de visitas à ETAR de Alagoa com o objetivo de dar a conhecer o modo de funcionamento e importância destas infraestruturas no correto tratamento das águas residuais.

Na Lousã, a AdCL irá promover na escola Básica nº2 do município a realização de diversas atividades sensoriais alusivas à floresta e espécies autóctones.

Na Semana da Educação 2018 - "Sentir São Bento”, promovida pelo município de Porto de Mós, entre os dias 5 a 7 de junho, para além da dinamização de jogos pedagógico-ambientais para a adoção de boas práticas ambientais alusivas ao consumo racional da água, a AdCL irá dinamizar atividades sensoriais de identificação das espécies ribeirinhas.

Além da sensibilização para os mais jovens, a AdCL distribuiu por todas as autarquias autocolantes da campanha “O cano é que paga”, para colocar em todos os edifícios públicos municipais e escolares.
Esta ação surge no âmbito da campanha “O Cano é que paga”, uma campanha se sensibilização que pretende esclarecer e educar a população sobre os resíduos sólidos que não podem ser colocados no esgoto, tendo como objetivo Comunicar para compreender. Agir para mudar!


  undefined  undefined   

Publicado a: 01 de Junho de 2018