Empreitada da AdCL vai abastecer mais de 10 mil pessoas


A AdCL avançou, este mês de março, com uma obra que irá servir os habitantes do município de Arganil

O contrato da “Empreitada de Abastecimento de Água de Arganil – SAA Alagoa/ Feijoal – ETA, Condutas e Reservatórios”, adjudicado à MRG Construction, no valor de quase 3 milhões de euros foi o pontapé de partida para o novo projeto destinado a servir 10 mil habitantes. O prazo de execução é perto de um ano e tem em vista a renovação/reabilitação de dois subsistemas de abastecimento de água em Arganil. Este reforço ao município pretende ainda resolver a variação de qualidade de água na origem, influenciada pela albufeira da barragem das Fronhas.

Esta obra vai beneficiar populações atualmente atendidas, nomeadamente nas freguesias de Arganil, Pombeiro da Beira, Secarias, Sarzedo e São Martinho da Cortiça do Município de Arganil, parte da freguesia de Alvares do Município de Góis e parte da freguesia de Penacova do Município de Penacova, representando, no ano horizonte (30 anos). O volume a fornecer será, no horizonte de projeto, de 2.514 m3/dia.

O objetivo principal será a renovação/reabilitação de dois subsistemas de abastecimento existentes em Arganil, o SAA Alagoa e SAA Feijoal, que serão unidos em apenas um, integrando as seguintes infraestruturas: ETA de Alagoa e estações elevatórias; conduta elevatória de adução de água ao reservatório de Arganil III; conduta elevatória de adução de água ao reservatório de Secarias II; conduta elevatória de adução de água ao reservatório de Sarzedo; conduta elevatória e gravítica de adução de água ao reservatório de Feijoal; reservatório de Arganil III; reservatório de Feijoal; estação elevatória de Feijoal; pontos de entrega aos cinco reservatórios municipais.

A 15 de janeiro do presente ano, a AdCL lançou, ainda, o concurso para a “Empreitada de abastecimento de água de Arganil – SAA Alagoa/Feijoal - Captação e Edifício de Exploração”, com vista à construção de uma nova captação, reabilitação da captação existente e construção do edifício de exploração.

Para concluir o reforço no concelho, a AdCL contará, a curto prazo, com mais um projeto: A “Empreitada de abastecimento de água de Arganil – SAA de Alqueve, Pomares e Vila Cova do Alva”, que pretende remodelar/ reabilitar mais três subsistemas de Abastecimento de Água em Arganil.


Publicado a: 03 de Abril de 2018