Seminário APDA


Seminário subordinado ao tema “Tratamento de Efluentes Suinícolas. Situação Atual e Expetativas de Evolução em Portugal”

A Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), através da sua Comissão Especializada de Águas Residuais (CEAR), promove no próximo dia 9 de julho de 2015, no Teatro Miguel Franco, em Leiria, um Seminário subordinado ao tema “Tratamento de Efluentes Suinícolas. Situação Atual e Expetativas de Evolução em Portugal”.

Como é sabido, o setor suinícola representa uma atividade económica relevante para o País, que contribui de forma notória para o equilíbrio da balança de pagamentos e que fixa populações nas zonas onde se insere, em especial na Zona Oeste. Trata-se de um setor reconhecido como tendo uma larga tradição em Portugal, muito adequada à realidade portuguesa e que tem vindo a tentar adaptar-se às novas exigências legais, ambientais e sociais nos locais em que se encontra inserida.

Porém, esta atividade industrial produz grandes caudais, contaminados com elevadas cargas orgânicas, sendo indispensável proceder a um adequado tratamento, no sentido de não obrigar as gerações futuras a resolver problemas relacionados com os impactes ambientais que advêm desta atividade, podendo ser inclusive um entrave ao desenvolvimento de outras atividades económicas regionais.

Em 2007, a Estratégia Nacional para os Efluentes Agropecuários e Agroindustriais (ENEAPAI) para os anos 2007–2013, visou permitir o desenvolvimento deste setor industrial, seguindo uma política de sustentabilidade para que se verificasse uma efetiva internalização dos custos ambientais na produção, em consonância com as crescentes pressões exercidas pelas populações locais.

Com a organização deste Seminário em Leiria – reunindo alguns dos mais decisivos intervenientes em todo o processo –, a APDA cumpre, mais uma vez, o seu papel na discussão de um dos temas mais candentes em matéria de saneamento e cujas soluções urgem, de modo a salvaguardar o ambiente e a saúde pública e a potenciar a sustentabilidade futura de toda uma atividade industrial essencial para a região e para o País.

Mais informações: www.apda.pt

Publicado a: 29 de Junho de 2015