AdCL e Oficina de Segurança promovem Espaço Água na Lousã


undefined

A Oficina de Segurança da Lousã e a AdCL, no passado dia 2 de fevereiro, deram a conhecer o Espaço Água, num evento dedicado às famílias que, de forma simples e divertida, brincaram e aprenderam mais em torno da Água.

A Águas do Centro Litoral (AdCL), no âmbito da sua parceria de colaboração ambiental com a Câmara Municipal da Lousã, levou a sensibilização ambiental ao evento “Brincar e Aprender em Torno da Água”, uma iniciativa da Oficina de Segurança da Lousã, ao abrigo do projeto "5 Municípios, 5 Culturas, 5 Sentidos: Ca(o)ntos e Reca(o)ntos de Água ".

Esta iniciativa permitiu à Oficina da segurança a inauguração do Espaço Água, tendo contado com uma presença especial, a participação da Lisa, mascote da AdCL, que deu a conhecer aos mais pequenos as boas práticas ambientais relativas ao consumo racional da água e à boa gestão dos resíduos.

Tendo por base o livro “O Segredo do Rio”, de Miguel Sousa Tavares, a Oficina de Segurança dinamizou um conto, permitindo reviver hábitos dos nossos ancestrais na utilização da água e acima de tudo, através da presença da Liza, recordar as boas práticas ambientais em prol da preservação dos recursos hídricos e da fauna e flora ribeirinha.

Num dia repleto de brincadeira e conhecimento em torno deste bem essencial à vida, os mais pequenos aprenderam “Ciência aos Pingos” através de diversas experiências relacionadas com a água.

Aliado à inovação tecnológica, as crianças/jovens ainda tiveram oportunidade de realizar uma viagem virtual à ETA, percorrendo virtualmente todas as fases e processos associados ao tratamento de Água para Consumo Humano. Desta forma, a AdCL explicou “como chega, diariamente, a água às torneiras das nossas casas”, promovendo o seu consumo, já que se trata de uma água de qualidade e quantidade, a baixo custo e de fácil acesso.

undefined

Após a viagem virtual à ETA, os presentes construíram, em equipa, um puzzle “gigante” alusivo ao Ciclo Urbano da Água, ficando a conhecer mais sobre o trabalho realizado diariamente pela ETA e ETAR, tendo a AdCL realçado o valor da água enquanto recurso essencial à vida.

Esta iniciativa culminou com a distribuição de cantis de água reutilizáveis, entregues pela AdCL às crianças, com o objetivo de a promover o consumo de água da torneira e reduzir ao mínimo o desperdício de plástico.



Publicado a: 02 de Fevereiro de 2019