AdCL presente no Seminário Nacional Eco-Escolas 2019


 undefined
A convite do Grupo AdP, a AdCL participou no Seminário Nacional Eco Escolas dando a conhecer o seu Plano de Atividades de Educação Ambiental, realçando a campanha de sensibilização “O Cano é que Paga” e a oferta outdoor, representada pelo puzzle “gigante” alusivo ao Ciclo Urbano da Água.

O Seminário Nacional Eco-Escolas 2019, iniciativa promovida pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) com o apoio da Câmara Municipal de Lagoa, decorreu de 18 a 20 de janeiro, em Lagoa, Algarve, tendo reunido cerca de 300 participantes, entre eles, professores, técnicos de municípios que trabalham com o programa Eco-Escolas e outros profissionais ligados à educação ambiental.

A participação da AdP neste evento permitiu dar a conhecer o portfólio de materiais e suportes didáticos ao dispor dos profissionais na área da educação para a sustentabilidade.

A demonstração prática de alguns casos desenvolvidos pelas empresas do Grupo Águas de Portugal, permitiu à Águas do Centro Litoral e Águas do Tejo Atlântico apresentar em Lagoa alguns projetos de Educação Ambiental.

A Águas do Centro Litoral enriqueceu o evento com a apresentação da campanha de sensibilização “O Cano é que Paga” aliada à preservação da Fauna e Flora ribeirinha, retratada através de um painel sensorial, de grandes dimensões.

Para além dos professores e outros profissionais ligados à educação ambiental, marcaram presença no evento algumas turmas do ensino básico de Lagoa. Segmentado para os mais pequenos, através de um puzzle “gigante” alusivo ao Ciclo Urbano da Água, a AdCL deu a conhecer e experienciar parte da sua oferta educativa outdoor a cerca de 90 crianças.

undefined

A participação da AdCL neste evento, pressupôs a apresentação de algumas ações integrantes do Plano de atividades de Educação Ambiental (PAEA) apresentado à comunidade escolar da sua área de intervenção, para o ano letivo de 2018/2019, tendo por objetivo a sensibilização da população para a preservação e proteção da biodiversidade e dos recursos hídricos, numa perspetiva global e transversal.
Este evento contou ainda com a apresentação e consciencialização do valor da água numa ótica de 360º, através da dinamização de dois workshops, onde o Grupo deu a conhecer as visitas virtuais à ETA e à ETAR e o Aquaquiz, uma oferta na área do gaming dirigida às escolas.

O Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education” reconhecido pela UNESCO como a maior rede de educação para a sustentabilidade do mundo. Adotado atualmente em 67 países, completando este ano 25 anos a nível internacional, em Portugal é desenvolvido Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), desde 1996, assumindo-se como “ferramenta” na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Agenda 2030), enfatizando a sua vocação de educação para uma cidadania responsável.

O Seminário Nacional Eco Escolas é uma iniciativa anual que reúne professores do Programa Eco Escolas e os técnicos dos municípios envolvidos na educação ambiental, por forma a incentivar a comunicação, possibilitar uma partilha de objetivos comuns e a troca de experiências e fornecer informação científica e pedagógica relativamente a temas de trabalho, bem como debater estratégias referenciais e metodologias em Educação para o Desenvolvimento Sustentável.



Publicado a: 21 de Janeiro de 2019