Laboratório


O Laboratório Águas do Centro Litoral iniciou a sua atividade em 1991, como Laboratório Controlo de Qualidade dos Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento de Coimbra. Em 2009 foi integrado na Águas do Mondego, S.A., Sistema Multimunicipal de Água e de Saneamento do Baixo Mondego-Bairrada.

O Laboratório é acreditado pelo IPAC desde 2002, segundo a NP EN ISO/IEC 17025, com o certificado n.º L0290, que poderá ser consultado no sítio eletrónico do Instituto Português de Acreditação, www.ipac.pt

O âmbito da sua acreditação abrange a colheita de amostras e ensaios físico-químicos e microbiológicos de água de consumo, águas naturais doces (exceto balneares) e residuais.


O que fazemos


A atividade principal do Laboratório é a monitorização dos processos de captação, tratamento e distribuição de águas para consumo humano e tratamento de águas residuais, bem como a prestação de serviços de colheita, transporte e análises microbiológicas e físico-químicas, para clientes externos de acordo com os requisitos legais em vigor, em amostras de:
 
  • Água destinada ao consumo humano, particularmente a entidades com a responsabilidade de gerir o abastecimento de água e clientes privados/ público em geral;
  • Unidades industriais que careçam de especificações de qualidade de água para o seu processo industrial;
  • Água doce superficial e subterrânea, designadamente cursos de água, furos, poços, minas;
  • Água de piscinas municipais e particulares;
  • Águas minerais e de nascente;
  • Efluentes domésticos e industriais.

Um laboratório acreditado oferece garantia da sua integridade e competência. O Laboratório da AdCL tem a qualidade dos serviços prestados como um dos fatores estratégicos do seu desenvolvimento. O Sistema de Gestão implementado no Laboratório está integrado no Sistema de Responsabilidade Empresarial da Empresa e assente num conjunto de ações que visam atingir os seguintes objetivos:
 
  • Satisfazer as expectativas dos clientes;
  • Ser rápido e flexível a responder às necessidades dos clientes;
  • Ter uma boa relação com os clientes;
  • Cumprir as orientações internas;
  • Evitar Reclamações;
  • Reduzir os erros e os custos de os corrigir;
  • Respeitar os requisitos sociais e ambientais;
  • Melhorar continuamente.

Esta política está enquadrada com as políticas da Qualidade, Ambiente, Higiene e Segurança e Responsabilidade Social da AdCL.