AdCL apresenta "Viagem Inadiável da Água"



Águas do Centro Litoral apresenta obra Viagem Inadiável da Água


Por ocasião do Dia Mundial do Ambiente, a Águas do Centro Litoral (AdCL) apresentou, dia 5 de junho, no museu PO.RO.S, em Condeixa-a-Nova, às 17h30, a obra Viagem Inadiável da Água, da autoria de António Vilhena e fotografias de José Vieira. 
O lançamento desta obra contou com a presença dos autores, do Presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, Nuno Moita da Costa, do Presidente do Conselho de Administração da Águas do Centro Litoral, Nelson Geada, e restante Administração da AdCL, Filipa Alves e Tiago Braga e foi apresentada pelo Professor Belmiro Moita da Costa.

Este livro, da autoria António Vilhena com fotografias de José Vieira, não sendo um livro de viagem, pretende que o leitor viaje, com a (narradora) Maria, pelos 30 municípios da área de intervenção da AdCL, reencontrando nomes e paisagens do imaginário coletivo. 

“(…) Partindo da memória para interrogar o lugar da paisagem, esta obra preocupa-se com o “espírito da terra”, elegendo referências reais ou simbólicas, físicas ou poéticas, convocando um património material e imaterial que conduz à magia dos espaços e à sua identidade geográfica e cultural. Dentro do registo da literatura de viagem, assiste-se a uma narrativa conduzida por uma personagem mediadora, que não só especula e traz à memória o mito dos lugares como leva o leitor pelos vários concelhos, onde a sua atenção se concentra para narrar o carácter mágico de episódios, histórias e lendas que acabam por prolongar, no âmbito do imaginário, o papel muitas vezes oracular das nascentes, das mães-de-água e das fontes. Porém a sua curiosidade permite-lhe descobrir a presença de figuras ilustres do nosso panorama cultural que, por nascimento ou por vivência acidental, estão ligadas ao espaço físico e social, onde deixaram bem presentes a sua imagem e a sua obra.” 
(Leocádia Regalo, Posfácio da Viagem Inadiável da Água)


Publicado a: 05 de Junho de 2019