AdCL apoia limpeza na Praia de Mira



undefined


A Escola Profissional Vasconcellos Lebre (EPVL), em parceria com a Águas do Centro Litoral (AdCL) e o “Não Lixes…” Movimento Cívico Ambientalista, promoveu, durante o mês de março, diversas atividades de sensibilização e educação ambiental vocacionadas para a comunidade escolar, entre elas, ações de limpeza na praia de Mira.

Estas iniciativas surgem  no âmbito do galardão bandeira verde, concedido pelo Eco-Escolas, à EPVL e pretendem envolver os alunos na implementação de boas práticas ambientais. No dia 25 de março, cerca de uma centena de alunos assistiram a uma visita virtual pela Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) e, através da tecnologia 2D, ficaram a conhecer todas as fases de tratamento a que a água residual é submetida, por forma a ser tratada para a reutilização ou rejeição, nas condições adequadas.

A realização desta palestra permitiu à AdCL alertar e consciencializar os alunos sobre as consequências de certas atitudes que afetam o ambiente, sublinhando para a importância da contribuição de cada cidadão no cumprimento dos seus deveres de cidadania, percebendo a responsabilidade que têm em cuidar do planeta, apoiando um desenvolvimento mais justo e sustentável.

Por sua vez, Fernando Paiva, também conhecido por Joca, apresentou à comunidade escolar o projeto “Não Lixes”, movimento cívico ambientalista que criou no sentido da promoção de valores e práticas ecológicas.

Este ciclo de palestras culminou com a realização de ações de monitorização e limpeza da praia.

Deste modo, no dia 29 de março, durante o período da manhã, a AdCL em articulação com a comunidade educativa e docente da Escola Profissional Vasconcellos Lebre, colocou mãos à obra pela monitorização do lixo costeiro presente na praia de Mira.


undefined


A AdCL apoiou esta iniciativa com a entrega de um cantil de água reutilizável a cada um dos participantes. Esta medida, para além de promover o consumo de água da torneira, visa reduzir o consumo exagerado de produtos de utilização única e plástico.

Cada um dos participantes, munido de luvas protetoras, sacos de ráfia para recolha de lixo, em apenas três horas, percorreram em grupo uma área reduzida (cerca de 200 metros), encontraram e recolheram de tudo um pouco na área costeira inerente à lota da praia de Mira.

Esta ação de monitorização permitiu melhorar a saúde do nosso planeta e consciencializar os jovens alunos a refletir sobre a situação degradante do ambiente e a adotar práticas saudáveis em prol da natureza, mas acima de tudo de si próprios e uns dos outros.

Com o objetivo de sensibilizar e educar a comunidade escolar do município da Mealhada para a problemática do Lixo Marinho, depois da limpeza de Praia, a AdCL em pareceria com a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) irá promover um workshop alusivo aos “Suspeitos do Costume”.

Esta atividade, a ter lugar no CIA da Mealhada, permitirá identificar os resíduos mais frequentes na praia de Mira, bem como as suas origens, os impactos e a forma de os reduzir. Desta forma, o ciclo de atividades irá encerrar com uma exposição itinerante pelas instituições de ensino do município da Mealhada.


Publicado a: 29 de Março de 2019