AdCL assinala o dia Mundial do Saneamento


undefined  undefined

A AdCL assinala hoje, 19 de novembro, o Dia Mundial do Saneamento, relembrando e esclarecendo a população sobre as consequências da colocação de resíduos sólidos no esgoto.

Oficialmente reconhecido pelas Nações Unidas em 2013,o Dia Mundial do Saneamento tem como objetivo central quebrar o tabu e chamar a atenção para os desafios globais do saneamento básico. Apesar dos progressos alcançados nos anos mais recentes, uma em cada três pessoas em África não tem acesso a serviços básicos de saneamento e higiene.Deste modo, é  fundamental assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos, tal como é retratado pelos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovidos pela ONU para o horizonte 2030.

Sabe o que não deve ir para o esgoto?

Este é o mote da campanha “O Cano é que paga” que a Águas do Centro Litoral (AdCL) tem vindo a implementar na sua área de intervenção. O objetivo é esclarecer a população sobre as consequências da colocação de resíduos sólidos no esgoto, uma problemática de difícil assimilação visto que as consequências desta prática não são visíveis para a maior parte da população.

No âmbito da sua missão de recolha, transporte, tratamento e rejeição, a Águas do Centro Litoral dispõem de 65 ETAR que durante 365 dias do ano, sem interrupção, trabalham para que as águas residuais sejam tratadas por forma a serem devolvidas ao meio ambiente, em condições ambientalmente seguras.

Milhares de resíduos sólidos chegam diariamente às estações de tratamento de águas residuais (ETAR) provocando entupimentos e influenciando o correto tratamento das águas residuais, que são depois de tratadas rejeitadas no meio hídrico.

Um exemplo disso são esses entupimentos que ocorrem aquando do transporte das águas residuais, através de emissários e estações elevatórias em resultado da afluência de quantidades significativas de resíduos sólidos à ETAR. A presença destes resíduos, desde sacos de plástico, toalhetes, esfregões, a cotonetes entre outros, que aumentam a probabilidade de degradação das infraestruturas de recolha e tratamento o que, consequentemente pode conduzir à deterioração da qualidade dos recursos.

Com esta campanha, a AdCL pretende, assim, além de sensibilizar a população, alertar para os prejuízos e quebras de serviço causados pelos entupimentos e obstruções nos emissários.
 
 undefined undefined

A Águas do Centro Litoral recebe, mensalmente, várias dezenas de visitantes nas suas ETAR, permitindo, assim, fazer a sensibilização e reforçar o seu papel de empresa participativa e interventiva no meio ambiente.

Neste Dia Mundial do Saneamento, a AdCL pretende, também, sensibilizar e informar sobre as consequências de certas atitudes que afetam o ambiente, sublinhando para a importância da contribuição de cada cidadão no cumprimento dos seus deveres de cidadania, percebendo a responsabilidade que têm em cuidar do planeta, apoiando um desenvolvimento mais justo e sustentável.

Nesse sentido, e em parceria com a Águas do Vouga, a Águas da Região de Aveiro (AdRA), promove no dia 26 de novembro, em Ílhavo, o Roteiro da Água. Durante todo o dia, as três empresas vão explicar como chega a água às torneiras, desde a sua captação, e o que acontece às águas sujas que vão para o esgoto. Este ciclo urbano da água é da responsabilidade da Águas do Vouga (captação), da Águas da Região de Aveiro (distribuição) e da Águas do Centro Litoral (tratamento das águas residuais).

undefined

Publicado a: 19 de Novembro de 2018