AdCL e CASPAE iniciam ano letivo 2018/2019 com Scratch on Road


  undefined

Parceria da AdCL com o CASPAE, no projeto All in Scratch, permite iniciar o ano letivo de 2018/2019 com a projeção do programa Scratch on Road na região de Leiria, Aveiro e Coimbra.

No âmbito do projeto All in Scratch, no passado dia 10 e 12 de outubro, as turmas “apadrinhadas” pela AdCL nas escolas da Barreira, em Leiria, Assequins, em Águeda, e Areeiro, em Coimbra, deram início ao programa Scratch on Road, a decorrer durante o ano letivo de 2018/2019.

Com a realização deste programa, as três turmas do 4.º ano apadrinhadas pela AdCL, compostas por cerca de 70 alunos, vão desenvolver diversos projetos de programação centrados na campanha de sensibilização ambiental “O Cano é que Paga”, alertando e sensibilizando a população para os prejuízos e quebras de serviço causados pelos entupimentos e obstruções nos emissários.

No âmbito deste programa, a AdCL irá proporcionar às três turmas apadrinhadas a realização de uma experiência sensorial, uma visita virtual digital a uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), dando a conhecer a importância desta infraestrutura no correto tratamento das águas residuais.

undefined undefined

Há semelhança do ano anterior, a AdCL apoia este projeto educativo do CASPAE que pretende levar a atividade de iniciação à programação às escolas do 1.º ciclo que, pelas suas dimensões, afastamento dos centros tecnológicos ou falta de recursos humanos, não poderiam ter incluída esta atividade nos seus programas educativo.

Para este ano letivo de 2018/2019, o programa Scratch On Road tem garantido o apoio de 14 "padrinhos", que assumirão os encargos com 19 turmas do 4.º ano de escolaridade em 16 escolas do 1º ciclo de 4 agrupamentos de Coimbra, 1 escola do distrito de Leiria e 1 escola do distrito de Aveiro, perspetivando-se envolver cerca de 350 alunos.

Esta parceria, celebrada com o CASPAE em 2017, permitiu a participação de uma turma de 4.º ano, da Escola do Areeiro, no programa-piloto realizado no ano letivo de 2017/2018. No âmbito da temática definida, a AdCL realizou uma visita de estudo à ETAR do Choupal, dando a possibilidade dos alunos visualizarem as diversas etapas de tratamento realizadas às águas residuais, por forma a serem devolvidas ao meio ambiente, em condições ambientalmente seguras.

Recorde-se que a educação ambiental é uma das estratégias da AdCL para reforçar o papel da Empresa enquanto entidade interventiva ao nível da educação ambiental junto do público em geral e da população escolar.

 



Publicado a: 12 de Outubro de 2018