AdCL promove educação ambiental através do SCRATCH on ROAD




No âmbito do projeto All in Scratch, promovido pelo Centro de Apoio Social de Pais e Amigos da Escola (CASPAE), no passado dia 21 de junho, a AdCL esteve presente na apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelas crianças, num evento realizado no auditório do ISEC.

Este Projeto, que resulta de uma parceria entre o CASPAE e o ISEC – Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, pretende levar a atividade de iniciação à programação às escolas que, pelas suas dimensões, afastamento dos centros tecnológicos ou falta de recursos humanos, não poderiam ter incluída esta atividade nos seus programas educativo.

A AdCL, no âmbito da sua política empresarial e social, apadrinhou uma turma do 4º ano da EB1 do Areeiro, permitindo a sua participação no programa Scratch on Road, deste projeto ainda numa fase piloto, o All in Scratch.

Assumindo o compromisso de “sensibilizar a Sociedade em geral, em especial as gerações futuras, para o desenvolvimento de uma consciência ambiental” através deste projeto a empresa reforçou o seu papel enquanto entidade interventiva ao nível da educação ambiental junto do público em geral e da população escolar.

Para marcar a cooperação entre todos estes intervenientes no projeto, no passado dia 7 de junho, a empresa realizou uma visita à ETAR do Choupal, dando a conhecer, às crianças da turma do 4º ano da EB1 do Areeiro, as diversas etapas de tratamento realizadas às águas residuais, por forma a serem devolvidas ao meio ambiente, em condições ambientalmente seguras.

Para além da visita, a empresa apresentou o projeto de sensibilização ambiental “O Cano é que Paga”, um projeto que teve início em 2013, em Leiria, e surgiu com o objetivo de esclarecer a população sobre as consequências da colocação de resíduos sólidos no esgoto, uma problemática de difícil assimilação visto que as consequências desta prática não são visíveis para a maior parte da população.

Com a realização do programa Scratch on Road, a turma apadrinhada pela AdCL desenvolveu diversos projetos de sensibilização ambiental, alertando e sensibilizando a população para os prejuízos e quebras de serviço causados pelos entupimentos e obstruções nos emissários.

A sessão de apresentação dos trabalhos desenvolvidos permitiu a apresentação de um projeto selecionado pela turma para ilustrar e representar o trabalho desenvolvido diariamente pela Águas do Centro Litoral.

Recorde-se que a educação ambiental é uma das estratégias da AdCL para reforçar o papel da Empresa enquanto entidade interventiva ao nível da educação ambiental junto do público em geral e da população escolar.

Para consultar os projetos realizados no scratch on road, clique aqui.

undefined undefined
undefined undefined




Publicado a: 21 de Junho de 2018