A Águas do Centro Litoral adquiriu cinco (5) veículos ligeiros 100% elétricos para integrar a sua frota automóvel operacional


undefined

Esta medida insere-se no PEPE – Plano de Eficiência de Energia Elétrica 2020 do Grupo AdP, apoiado pelo Fundo Ambiental ao abrigo da Estratégia Nacional para a Mobilidade Elétrica, que inclui ainda a instalação de postos de carregamento próprios de norte a sul do País.

As cinco viaturas foram afetas às áreas de apoio e operacional (Laboratório e Direção de Operação de Águas Residuais) dos três polos da empresa. Além dos veículos, estão a ser instalados cinco postos de carregamento em Aveiro (ETAR de Cacia e Ílhavo), Coimbra (ETA da Boavista e ETAR do Choupal) e Leiria (ETAR de Olhalvas).

Além da AdCL, o Grupo AdP adquiriu 127 veículos ligeiros (76 de passageiros e 51 de mercadorias) para substituir viaturas operacionais com mais de oito anos de idade média e com maior quilometragem, que produzem mais emissões de gases com efeito de estufa e têm maiores consumos de combustível, cujos percursos operacionais diários são exequíveis considerando os constrangimentos de autonomia dos veículos elétricos.

Com a sua introdução, o Grupo prevê uma redução, a quatro anos, das respetivas emissões de GEE (em especial CO2) em 533,234 toneladas e do consumo de combustíveis em cerca de 660 mil litros.

A estratégia de introdução da mobilidade elétrica no Grupo AdP prevê ainda medidas complementares com o projeto piloto de aplicação do modelo de certificação energética de frotas a veículos da frota de serviço do Grupo, a formação de colaboradores em ecocondução e a georreferenciação da frota operacional.



 

Publicado a: 12 de Março de 2018