As Profissões da Água


Águas do Centro Litoral apresenta Profissões da Água


Mostrar a diversidade, mas também a especificidade, das profissões relacionadas com a gestão do ciclo urbano da água e a sua relevância no contexto da Economia Verde são os objetivos do programa de sensibilização “Profissões da Água” que a Águas do Centro Litoral e o Grupo AdP - Águas de Portugal lançam no Dia Mundial da Água.

Filmes protagonizados pelos colaboradores do Grupo, retratando as suas funções; suportes pedagógicos explicando o processo de produção de água para consumo e de tratamento das águas usadas; um concurso nacional de fotografia dirigido ao público em geral sobre o impacto da água nas várias atividades profissionais; e visitas guiadas às infraestruturas geridas pelas empresas do Grupo são algumas das ações previstas.

Hoje, dia 22 de março, e em parceria com a Fundação ADFP (Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional) de Miranda do Corvo, a AdCL promove ainda uma minifeira de profissões, onde os profissionais da Empresa vão explicar o seu dia-a-dia. Técnico de laboratório, Operadores de ETA e ETAR e, Técnicos de manutenção são alguns exemplos das profissões do ciclo urbano da água que trabalham em prol de um ambiente melhor.

Na semana seguinte, a minifeira das profissões da AdCL desloca-se até Leiria, para participar nas férias ativas do Município. Uma ação que continuará em curso de 27 de abril a 6 de maio, nas escolas do concelho da Mealhada.

“Hoje, abrir uma torneira é um gesto tão simples que o consumidor nem sempre tem consciência da multiplicidade de atividades necessárias à gestão do ciclo urbano da água. Pretendemos, assim, destacar os vários profissionais que trabalham diariamente para um ambiente melhor, para servir a população com uma água de qualidade e quantidade, salvaguardando a saúde pública.”, sublinha Cláudio de Jesus, Presidente da Águas do Centro Litoral.

A iniciativa enquadra-se no tema escolhido pelas Nações Unidas para as comemorações do Dia Mundial da Água em 2016 (Water and Jobs - Água e Profissões) com vista a promover a reflexão em torno do contributo indispensável do setor da água e saneamento, e dos seus profissionais, para a dinamização da economia.

No mundo inteiro, são cerca de 1,5 mil milhões as pessoas cuja atividade profissional está relacionada com a gestão da água, número que corresponde a cerca de metade do total mundial de trabalhadores, de acordo com os dados divulgados pela ONU. 

De acordo com a entidade reguladora do setor das águas e resíduos em Portugal – ERSAR -, o conjunto de entidades gestoras que prestam serviços de águas e resíduos em Portugal continental empregava, em 2014, um total de 28,9 milhares de trabalhadores, sendo 23,3 mil empregos diretos e 5,6 mil empregos indiretos. Destes, os serviços de abastecimento de água representavam 9,4 mil empregos e os de saneamento de águas residuais 6,7 mil empregos. 
(ERSAR – Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal 2015)

undefined  undefined

A Águas do Centro Litoral emprega 225 pessoas, com funções relacionadas com a gestão do ciclo urbano da água, destacando-se as seguintes:

OPERAÇÃO
Mais de metade (54,6%) dos colaboradores da AdCL desenvolve a sua atividade na área da Operação, assegurando no terreno, 24 horas/dia, os processos associados ao abastecimento de água e ao tratamento de águas residuais.

MANUTENÇÃO
Para assegurar o bom funcionamento das infraestruturas e equipamentos, cerca de 16,4% da força de trabalho da AdCL dedica-se à atividade de manutenção, nas vertentes eletromecânica, da instrumentação e automação e da eletricidade.

ENGENHARIA E GESTÃO DE ATIVOS
As áreas de Engenharia e Gestão dos ativos, nas empresas operacionais, são da responsabilidade diária de cerca de 7% dos colaboradores da AdCL, que se ocupam de tarefas como a gestão de perdas e afluências indevidas, a monitorização e inspeção de ativos, o cadastro das infraestruturas, a realização de estudos e projetos, acompanhamento de obras e o planeamento e controlo de investimentos.

LABORATÓRIO
A recolha de amostras, procedimentos laboratoriais, análises e respetivos pareceres e relatórios com vista a garantir e assegurar a monitorização da qualidade da água para consumo e dos efluentes a devolver ao meio recetor, são feitos nos Laboratórios, onde se concentra perto de 3% dos colaboradores do Grupo.

OUTRAS ATIVIDADES
Existe ainda um conjunto de atividades de suporte transversais em áreas como a engenharia, recursos humanos, sustentabilidade empresarial, sistemas de informação, serviços jurídicos, financeira e contabilidade, compras e marketing e comunicação e ainda outras complementares, como sejam as áreas internacional, investigação & desenvolvimento, gestão da energia e desenvolvimento de tecnologias de apoio à gestão técnica, à exploração e à manutenção que, no seu conjunto, representam aproximadamente 19% dos colaboradores. 





Publicado a: 22 de Março de 2016