AdCL apresenta novo instrumento musical - o Xilocano


A Águas do Centro Litoral (AdCL) apresentou, no dia 27 de outubro, o Xilocano, um instrumento musical único, composto por canos de saneamento, com sonoridades exclusivas. Este novo instrumento musical integra o concerto Entupimentos Sinfónicos que decorrerá no próximo dia 21 de novembro, pelas 21h30, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria.

O Concerto Entupimentos Sinfónicos, dirigido pelo Maestro Alberto Roque, é uma performance artística, com especial incidência na área da Música, que inclui apontamentos nas áreas da Dança, Fotografia e Cenografia.

Neste concerto, a AdCL irá apresentar o novo instrumento, o Xilocano, dando assim continuidade ao projeto “O Cano é que Paga”, que utiliza equipamentos de saneamento para sensibilizar a população para a não colocação de resíduos sólidos no esgoto, como foi o caso do Sanitofone, apresentado em 14 de julho de 2014. Estes dois instrumentos, Xilocano e Sanitofone serão acompanhados pela Orquestra Ars Lusitanae, do Coro Anima Choralis – Maceira, do Coro Adulto SAMP, da CAOS - Associação Cultural da Quinta do Rei, e da Escola de Dança Clara Leão.

Sendo uma empresa socialmente responsável, a Águas do Centro Litoral associa-se, com este evento, ao CRIF – Centro de Recuperação Infantil de Fátima, e, apesar do concerto ter entrada livre, solicita a todos a contribuição de 1,00 euro que reverterá a favor do CRIF.

“O Cano é que Paga”
O projeto de sensibilização ambiental “O Cano é que Paga” teve início em 2013 e surge com o objetivo de esclarecer a população sobre as consequências da colocação de resíduos sólidos no esgoto, uma problemática de difícil assimilação visto que as consequências desta prática não são visíveis para a maior parte da população.
O desafio passou, assim, por desenvolver uma estratégia criativa e apelativa, assente em dois pilares, a música e as artes plásticas, adotando-se um conceito criativo que associa para, além da transmissão de boas práticas, a educação pela arte, especificamente a música e as artes plásticas, através da mensagem unificadora da campanha.

“Entupimentos Sinfónicos”

Água, som e notas em movimento… três conceitos que não queremos ver interrompidos por obstáculos que lhes possam provocar entupimentos!
É também este o desafio que nos coloca a Águas do Centro Litoral, de não colocar lixo nas nossas instalações domésticas e outras, que possam criar verdadeiros entupimentos e danificar todo o património que serve para canalizar e tratar a nossa água.

Teremos neste concerto Entupimentos Sinfónicos, mais uma vez, a companhia do Sanitofone, que se faz acompanhar pelo seu novo parceiro o Xilocano, ambos
empenhados em mostrar-nos que destes equipamentos quotidianos podem sair sons que nos relembrem as boas práticas a ter no seu uso diário!
Venha juntar-se a nós nesta ode às boas práticas!


Publicado a: 29 de Outubro de 2015