AdCL promove campanha “Lisa vai à praia” em seis municípios


undefined

No âmbito da campanha ambiental “Lisa à Praia” a AdCL sensibilizou cerca de 6.000 jovens, através de atividades de educação ambiental promovidas nas praias de 6 municípios, distinguidos com Bandeira Azul. 

Esta campanha que percorreu as praias, durante o mês de julho e agosto, visou a sensibilização dos jovens veraneantes e comunidades locais para a importância do tratamento das águas residuais na preservação da qualidade da água dos meios recetores, nomeadamente da água balnear. Fruto de uma parceria com os municípios, entre eles, Arganil, Cantanhede, Góis, Leiria, Lousã e Ovar, estas ações decorreram nas suas praias, quer costeiras bem como fluviais, permitindo alcançar a sensibilização ambiental das famílias em férias, fruto da época sazonal.

Esta ação de sensibilização para além de dar a conhecer aos mais pequenos as boas práticas ambientais alusivas à boa gestão dos resíduos, permitiu compreender de que modo é que o “lixo” rejeitado na via pública, passeios e estradas, quando chove, é arrastado e encaminhado pela corrente das águas pluviais até aos ribeiros, rios e mares.

undefined

Como chega o lixo ao rio e ao mar? Que cuidados devemos adotar?

Através do “Jogo dos Peixinhos, nem tudo o que vem à rede é peixe”, uma das dinâmicas lúdico-educativas que despoletou grande interesse junto das crianças, promoveu-se o conhecimento e identificação de diversas espécies predominantes, quer nos meios hídricos costeiros bem como fluviais. Esta atividade permitiu ainda alertar para a problemática do lixo marinho, nomeadamente dos plásticos, e o seu impacto no ecossistema. A dinamização desta atividade, em alguns municípios, fruto da parceria com a ABAE, permitiu a realização de ações de monitorização do lixo presente na praia e por consequência, a identificação dos suspeitos do costume, culminando na conceção de uma exposição em cada área de intervenção.

undefined

Realçar ainda que a atividade promovida no município de Arganil, fruto de uma parceria com a ColorAAD, permitiu reforçar a inclusão social nas praias fluviais do concelho através da implementação do sistema de identificação de cores Color ADD nos contentores de recolha seletiva de resíduos. Porque a cor é um fator de orientação, identificação ou escolha, a integração desta boa prática nas praias contribuiu para a melhoria da acessibilidade dos utilizadores.

Todas estas iniciativas culminaram com a apresentação da Lisa, mascote da AdCL, que através da música “Movidos pela Água”, cuja letra e música foi desenvolvida em parceria com a Oficina de Segurança da Lousã, alertou para as consequências da colocação de resíduos no esgoto, e para a importância do tratamento das águas residuais na preservação e valorização dos cursos naturais através da melhoria da qualidade dos meios recetores.

Publicado a: 10 de Setembro de 2019